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Conteúdos da Newmark

Produtividade nos mínimos detalhes

 
  • A cultura de gestão precisa envolver todos

  • Todos devem ter metas e indicadores

  • É possível ter ótimos ganhos com a melhoria contínua de processos no dia a dia

  • A produtividade, velocidade, e assertividade diminuem custos e atraem novos clientes

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Para aprofundar: solicite a apresentação de especialista sobre o gerenciamento da rotina em escritórios de advocacia.

Há dois fatores fundamentais e completares para uma boa implantação do método. Leia-se boa implantação como um processo que percorrerá uma curva de aprendizado razoável de 3 - 5 anos e que impactará definitivamente a cultura de gestão organizacional. O primeiro é o patrocínio e o envolvimento dos líderes e sócios do negócio durante todo o percurso. O segundo é transparência e a participação comprometida de todos os colaboradores. Não se implanta uma cultura de gestão restringindo o trabalho com o método somente aos sócios ou a um punhado restrito da empresa. Este é um motivo de fracasso comum, erro tal muitas vezes provocado pela forma de condução de consultorias de gestão tradicionais. 

Não se constrói um processo participativo sem o envolvimento de fato dos colaboradores. Todos se sentirão parte quando perceberem que são componentes de um sistema, onde estejam na operação ou em níveis estratégicos, comunicam-se, são permanentemente retroalimentados, reforçam estratégias e são consequências delas também. Quando cada área, ou mesmo cada advogado possui seu indicador e sua meta é sente que sua contribuição se soma às outras e de forma sinergics garante o resultado maior, tudo se conecta, ganha sentido e provoca senso de pertencimento o que quase automaticamente também provoca o compromisso com a unidade, sem se desconectar do todo.

Não duvide do quanto isso pode trazer resultado para o negócio. As melhorias individuais, as melhorias incrementais do dia a dia quando somadas as das outras são em boa parte imperceptíveis, mas quando constantes e em escala, permitem ganhos de produtividade inimagináveis. E como muitas vezes não são observáveis por não se tratarem de nenhuma grande ruptura, provocam surpresas. Envolva todos, determine indicadores e metas operacionais para todos e experiente melhoria de prazos, diminuição de erros, revisões mais efetivas e o melhor ganho de todos, direcione do estagiário ao sócio majoritário para resultados. 

Observamos alguns casos onde alguns escritórios de advocacia fortaleceram sua marca, ganharam concorrências e prospectaram clientes, demostrando cuidado e assertividade com prazos, com qualidade das entregas, com presteza em todo o processo de ponta a ponta. Clientes pessoa física e empresas valorizam e já percebem alto valor agregado a empresas que possuem sistemas de gestão diferenciados, pois projetam a qualidade dos processos no desempenho desejado.

E tal esforço não impacta diretamente somente as receitas. Tem forte influência também nas despesas. Gerenciar a rotina também pode trazer ganhos impactantes no outro lado das contas. Diminuir inadimplências, não pagar juros, receber custas mais rapidamente, controlar adiantamentos, controlar custos das áreas, outros também são efeitos desejados de uma gestão eficaz e voltada para resultados.

A Newmark vivenciou e vivencia diversas experiências de implantação do método de gereciennto da rotina, com sucessos ou fracassos. Nos escritórios de advocacia onde a participação e o envolvimento eram de fato coletivas, os resultados surgiram com muita força. Após a leitura deste material, reflitam entre os sócios e demais líderes da organização a potencialidade da adoção destas recomendações. Analisem ponto a ponto cuidadosamente e compreendam que cada palavra tem um sentido baseado em experiência e evidências. O aprendizado é uma característica da humanidade e aprender em grupo gera resultados ainda maiores.

Um forte abraço e até a próxima leitura. Newmark | Educar para a excelência.

 
Leonardo Mello